Isabella Piscetta foi diagnosticada com doença de Crohn, artrite psoriásica e psoríase; entenda as doenças
Foto: Reprodução/Instagram/@crohntente
Isabella Piscetta O’Keefe Levermann, de 22 anos, descobriu que tem três doenças autoimunes em um intervalo de seis meses. A jovem catarinense compartilhou em seu perfil no TikTok como foi receber os diagnósticos da doença de Crohn, artrite psoriásica e psoríase.
Doença autoimune é o termo utilizado para designar as doenças em que o sistema imunológico – responsável por defender o organismo contra bactérias e vírus invasores – ataca o próprio organismo.
Nos vídeos que compartilha em seu perfil, Isabella conta que a suspeita ocorreu em outubro de 2022, após uma semana de diarreia persistente. Ao marcar uma consulta com o gastroenterologista, ela foi diagnosticada com Síndrome do Intestino Irritável, mas os sintomas pioraram com o tratamento.
Só depois de passar por vários exames clínicos e especialistas foi que a doença de Crohn foi diagnosticada, em março de 2023. Quase seis meses depois, Isabella foi novamente surpreendida com o diagnóstico de mais duas doenças autoimunes: artrite psoriásica e psoríase.
“Muitas pessoas falam sobre comer saudável, se exercitar, etc, mas não tem relação alguma. Eu sempre me alimentei muito bem, nunca tomei refrigerante, praticava exercícios físicos 2 a 3 vezes na semana mesmo na adolescência, enfim… Fiz tudo ‘certo’. No final, é genética e algum fator desconhecido que ‘ativa’ a doença”, disse Isabella na rede social.
As doenças
A doença de Crohn é uma condição crônica que causa inflamação no trato gastrointestinal, podendo afetar qualquer parte do sistema digestivo, desde a boca até o ânus. É caracterizada por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, fadiga e às vezes febre.
A artrite psoriática é uma condição inflamatória crônica que afeta as articulações. Ela pode afetar qualquer articulação do corpo, mas geralmente ocorre nas mãos, pés, joelhos, tornozelos e coluna vertebral. Os sintomas incluem dor, inchaço, rigidez articular e alterações nas unhas, como manchas ou ondulações.
A psoríase é uma doença crônica da pele que causa o surgimento de manchas vermelhas, espessas e descamativas. Essas placas podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns em couro cabeludo, cotovelos, joelhos e região lombar. Os sintomas incluem coceira, dor e descamação.
Deixe o Seu Comentário